(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Prefeito de Alterosa, no Sul de Minas, decreta jejum para conter pandemia

Católico, Hermes de Souza Silva agradece a Deus pela ausência de casos no município de 15 mil habitantes


postado em 03/04/2020 16:53

(foto: PREFEITURA DE ALTEROSA/ DIVULGAÇÃO)
(foto: PREFEITURA DE ALTEROSA/ DIVULGAÇÃO)
Se depender do prefeito de Alterosa, no Sul de Minas, Hermes de Souza Silva (PSB), o sábado (4) será de jejum e orações no município de 15 mil habitantes, para conter a pandemia de provocada pelo coronavírus. Em decreto assinado na noite de quinta-feira (2), ele recomenda à população "que dedique, nesse dia, a jejuar e orar a Deus, pedindo que tenha misericórdia do nosso município".

Declarando-se católico "casado com uma evangélica", Hermes tomou a decisão espelhado na bíblia. "No livro sagrado, há muitas histórias de pragas que assolaram o povo, e, para acabar com o mal, foi necessário o jejum. Estou certo que só Deus poderá nos socorrer", diz o prefeito. "A pandemia está adoecendo e matando centenas de pessoas no nosso país", registrou o chefe do Executivo municipal em seu decreto.

O prefeito esclarece que não precisa ser um jejum completo, com eliminação de todas as refeições, passando fome: "Pode ser não tomar o café da manhã, por exemplo, ou fazer silêncio". Ele espera que a medida se irradie por todo o estado e o país. "Escolhi o sábado, pois é um dia em que todos ficam em casa.

 

 

BARREIRA


Com barreira sanitária na entrada da cidade, que fica no entorno de Lago de Furnas e perto de Alfenas, com 100 mil habitantes, Alterosa não registra nenhum caso de coronavírus. "Não tem suspeito. O problema é que, no hospital da Santa Casa, só há dois respiradores. Já pensou se muita gente precisar?", preocupa-se.

 

 

Além de contar com "a ajuda de Deus" para espantar a Covid-19, a população tem cooperado, ressalta o prefeito, ficando em casa, dentro do isolamento social, enquanto o comércio cerrou as portas, com exceção do supermercado e outros essenciais.

 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena? 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)