Um segundo grupo de brasileiros, retidos na África do Sul, deve retornar ao Brasil na próxima semana. A informação foi dada, nesta sexta-feira (3), pela Embaixada do Brasil em Pretória, que negocia diretamente com o governo do país. Na última segunda-feira, o primeiro grupo, partindo de Johanesburgo, chegou a São Paulo.
Segundo o informativo da embaixada, será um voo charter operado pela South African Airways (SAA), empresa contratada para efetuar o serviço.
Leia Mais
Esperança renovada para quem ainda não conseguiu sair da África do SulBrasileiros que estão na África do Sul começam a retornar ao Brasil nesta quarta-feiraBrasileiros se frustram com cancelamento de voo que os tiraria da África do SulCoronavírus: Brasileiros vivem drama na África do SulBrasileiros que retornaram da África relatam traumas durante pandemiaA princípio, o avião, partindo de Johanesburgo, Aeroporto OR Tambo, sairá às 15h de segunda-feira (6), fazendo escala na Cidade do Cabo, com previsão de chegada às 18h10. A data, no entanto, ainda não está definida, pois segundo a embaixada, tudo depende de uma autorização do governo sul-africano.
Uma lista foi elaborada pela embaixada com base nos pedidos de ajuda que recebeu nas duas últimas semanas. Todos os integrantes serão informados, até domingo, se o voo está ou não confirmado. Também no informe, há um alerta para que todos os brasileiros relacionados estejam prontos para a viagem.
Comemoração
Ter o nome na lista foi motivo de comemoração e alívio para os mineiros Marina Machado e Israel Gatezani, ambos advogados, que tentam retornar ao Brasil desde o último dia 23.
“Foram três cancelamentos de voos. Não vejo a hora de ir embora, chegar em casa, ver minha família”, diz Marina, que conta que a satisfação ao ver o nome dela e do noivo na lista foi como ter conquistado um prêmio de loteria. “Agora, é torcer para que tudo dê certo. Não vemos a hora de entrar no avião.”