O infectologista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Unaí Tupinambás, aponta que a testagem é o maior desafio no enfrentamento ao novo coronavírus no Brasil. De acordo com o último informativo epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, 47.715 casos aguardam diagnóstico e apenas 525 haviam sido confirmados em Minas.
Leia Mais
Quarentena contra o coronavírus vira teste de fogo para casaisProteção contra o coronavírus é desafio nos aglomerados e ocupações de BHUso do Galba Velloso gera contestação de especialistas e do Ministério PúblicoEstá com suspeita de COVID-19? Saiba como fazer consulta on-line gratuita Coronavírus: Uber anuncia viagens gratuitas para apoiar doação de sangue em Belo HorizonteCoronavírus: com interação por WhatsApp, robô virtual tira dúvidas e desmente fake newsCoronavírus: prefeito de Varginha renuncia após repercussão negativa da reabertura do comércio local
O professor reconhece que é um problema conjuntural a escassez de exames, mas ele ressalta que a testagem é imprescindível para o enfrentamento da doença. "Os números são muito maiores do que estão sendo apresentado. É importante para a população ficar mais convencida de que deve fazer o isolamento social.
REFORÇO NA TESTAGEM
Em entrevista coletiva, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) Carlos Eduardo Amaral, informou que haverá um reforço no diagnóstico dos casos de coronavírus no Estado. A previsão é passar de 400 testes diários para 1,8 mil a partir de 2 de abril.
Juntam-se aos laboratórios credenciados os laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que passaram a realizar os testes desde aquela data. "Além da capacidade operacional da Funed, estamos iniciando uma rede de laboratórios no Estado e a UFMG vai fazer parte disso. Com isso buscamos realizar mais diagnósticos da população mineira. Atualmente, os exames realizados no Estado são por diagnósticos via PCR, ou seja, é analisado a presença do vírus na mucosa e secreções nasais do paciente. Com o PCR identificamos as pessoas que têm a presença do vírus, confirmando como positivo para o coronavírus, ou seja, a pessoa está com o vírus", explicou.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra
Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?