Depois de um mês em que foi registrado o primeiro caso da COVID-19 em Minas, o especialista não viu avanços significativos no número de testes. "A questão que me preocupa muito é que não estou vendo agilidade no teste de diagnóstico. Precisamos testar mais e com mais agilidade. Não avançamos, nas primeiras semanas, na questão dos diagnósticos. A gente tem que melhorar", completa.
O professor reconhece que é um problema conjuntural a escassez de exames, mas ele ressalta que a testagem é imprescindível para o enfrentamento da doença. "Os números são muito maiores do que estão sendo apresentado. É importante para a população ficar mais convencida de que deve fazer o isolamento social.
REFORÇO NA TESTAGEM
Em entrevista coletiva, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) Carlos Eduardo Amaral, informou que haverá um reforço no diagnóstico dos casos de coronavírus no Estado. A previsão é passar de 400 testes diários para 1,8 mil a partir de 2 de abril.
Juntam-se aos laboratórios credenciados os laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que passaram a realizar os testes desde aquela data. "Além da capacidade operacional da Funed, estamos iniciando uma rede de laboratórios no Estado e a UFMG vai fazer parte disso. Com isso buscamos realizar mais diagnósticos da população mineira. Atualmente, os exames realizados no Estado são por diagnósticos via PCR, ou seja, é analisado a presença do vírus na mucosa e secreções nasais do paciente. Com o PCR identificamos as pessoas que têm a presença do vírus, confirmando como positivo para o coronavírus, ou seja, a pessoa está com o vírus", explicou.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra
Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?