Depois de o Ministério Público entrar na Justiça contra o estado para garantir o atendimento psiquiátrico no Hospital Galba Velloso (HGV), localizado na Região Oeste de Belo Horizonte, a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) garantiu que a rede municipal de saúde mental dará conta da demanda durante a pandemia do novo coronavírus.
Leia Mais
Uso do Galba Velloso gera contestação de especialistas e do Ministério PúblicoMP vai à Justiça para impedir que estado use Galba Velloso para tratar pacientes com COVID-19Galba Velloso será nova sede do Eduardo de Menezes em BHFuncionário de hospital psiquiátrico é espancado por paciente com enxada em BHCPI vai investigar fechamento de leitos no Galba Velloso e no Raul SoaresGoverno de Minas vai dar gratificação a médicos da Fhemig, mas exclui enfermeirosCoronavírus: gargalo de UTIs é estimado para este mêsCoronavírus: FAB monta operação para transportar respiradores a BH
Para o Raul Soares foram as dezenas de pessoas que estavam hospitalizadas no Galba Velloso quando o estado mudou os planos para a unidade.
Em sua edição desta segunda-feira (6), o Estado de Minas trouxe denúncias de servidores do HGV, da Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) sobre as consequências negativas da decisão do estado.
Para essas pessoas e entidades, a rede municipal, ao contrário do sustentado pela Fhemig, não terá como atender a demanda, que tende a crescer durante a pandemia.
As fontes também garantem que já havia um espaço no Galba Velloso para o recebimento de pacientes psiquiátricos com sintomas da COVID-19, o que é negado pela Fhemig.
O Ministério Público e as fontes criticaram o transporte dos pacientes que estavam no Galba Velloso, levados em van, em vez de ambulância, para o Instituto Raul Soares. E pior: sem a presença de psiquiatras.
Em suas justificativas, o estado esclareceu que a taxa de ocupação do Galba Velloso jamais ultrapassou os 84% no último ano, o que é considerado baixo dentro dos parâmetros do SUS, conforme o órgão do governo estadual.
A Fhemig também informou que estão em fase de projeto as obras que serão feitas em caráter emergencial para adequação dos leitos no hospital. Essas intervenções serão custeadas com os recursos provenientes de acordos judiciais do Estado que, diante da situação de calamidade pública, serão destinados à saúde.
Para as fontes, contudo, essas obras podem custar caro ao estado, já que o Galba Velloso não tem tomadas para a operação de respiradores nem tubulação para passagem de oxigênio.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra
Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?