Diante da pandemia do novo coronavírus e do colapso previsto do sistema de saúde pela falta de respiradores, a empresa mineira Tacom, especializada em soluções de mobilidade, criou o projeto social inspirAR. A iniciativa pretende desenvolver respiradores inteligentes, de fácil manuseio, para unidades de saúde que necessitem.
Leia Mais
Uso de máscaras fora de casa poderá ser obrigatório em Montes ClarosPrefeitura de BH vai entregar mais 240 mil cestas básicas e 57 mil kits de higiene; veja detalhesCoronavírus: FAB monta operação para transportar respiradores a BHEm ação solidária, 'Pais do Bem' levam refeições a moradores de rua em BHHospital Margarida, em João Monlevade, recebe primeiros respiradores recuperados Coronavírus: número de mortes sobe para 11 e 100 óbitos são investigados em MGCoronavírus: gargalo de UTIs é estimado para este mêsAgentes municipais da Grande BH serão capacitados a desinfetar áreas de grande circulação de pessoasOs equipamentos inteligentes estão ligados a uma central que é capaz de monitorar diversos leitos ao mesmo tempo e, por isso, os respiradores dispensam a necessidade de pessoas operando-os presencialmente a todo momento, o que libera os profissionais da saúde para atuarem no procedimento de ventilação mecânica e atenderem pacientes em estado grave. De acordo com a empresa, os aparelhos também reduzem o risco de contaminação dos médicos e enfermeiros, pois são capazes de isolar o ar contaminado, expirado pelo paciente, por meio de um sistema de exaustão a vácuo.
O equipamento ficará conectado a um display de 10 polegadas para visualização e programação do médico. O aparelho também será interligado, por wifi, a um centro de controle e monitoramento de cada leito por um médico supervisor.
Marco Antônio Tonussi conta que o protótipo do respirador já foi desenvolvido, mas que a empresa busca reduzir os custos para iniciar a produção em massa. Marco também explica que a Tacom aguarda a homologação da Anvisa para que a fabricação em escala industrial comece.
Entre os apoiadores do projeto estão o Hospital Mater Dei, a Fhemig e a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.