O processo de capacitação das defesas civis para desinfetar ambientes com grande circulação de pessoas começou nesta terça-feira (7) envolvendo agentes de três cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Oitenta funcionários públicos de BH, Contagem e Brumadinho vão receber treinamentos práticos e teóricos durante de três dias.
Nesta quinta-feira (9), último dia do processo, os treinandos farão a desinfestação da estação do Move na Avenida Bernardo Monteiro, Região Hospitalar da capital. Essa prática será conduzida por militares que atuam na Seção de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) da Escola de Instrução Especializada (ESIE) do Exército e bombeiros militares do Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN).
Após essa atividade, a capacitação será concluída e os estagiários poderão atuar como agentes de descontaminação em seus municípios. “É importante que eles sejam multiplicadores dos conhecimentos aqui adquiridos, (...) para a descontaminação em suas respectivas cidades, de lugares onde o vírus (COVID-19) está presente. (...) Dessa forma, eles vão preservar a saúde pública e a vida da população”, afirma o major Leonardo Martins Ribeiro, oficial de Planejamento do Centro de coordenação de operações da 4° Região Militar.
Segundo o major, a preparação tem funções múltiplas. “Esta capacitação tem uma série de objetivos: apresentação de objetos de DQBRN, a identificação de métodos de descontaminação, apresentação e manuseio dos EPI (Equipamentos de Proteção Individual), prática de procedimento de descontaminação, entre outros”, explica. “Tudo isso visando o apoio à preservação da saúde pública e àproteção da população”, diz o oficial.
Os treinamentos estão ocorrendo em Belo Horizonte, no 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha do Exército, no Prado.
Durante o treinamento, os agentes serão alertados sobre o risco de contaminação e a importância de desinfetar áreas públicas onde há grande circulação de pessoas. Participam agentes de defesa civil de Contagem e de Brumadinho, guardas municipais de Brumadinho e Contagem e funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de BH.
As equipes de treinamento falarão também sobre os EPI’s: desde a maneira correta de utilizá-los até o descarte indicado. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a capacitação ensinará sobre os riscos da COVID-19, formas de transmissão e o tempo estimado de permanência do vírus em diferentes superfícies.
Com Paula Santana
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Murta