Com a crise financeira provocada pela pandemia do coronavírus, muitos autônomos estão sem trabalhar e logo terão dificuldades para sustentar a família. Para tentar minimizar este impacto, Cristiane Tostes teve a ideia de adaptar a campanha Ação Solidária Adventista, da igreja que costuma frequentar em Belo Horizonte, para ajudar parte dessas pessoas.
Leia Mais
Santa Casa e entidade assistencial pedem doações para preservar atendimentoONG ajuda famílias carentes durante pandemia
Ela diz que fez questão de envolver vários grupos com os quais convive. “Tudo começou quando eu enviei uma imagem no WhatsApp e nas redes sociais para todo mundo que eu conheço”. O convite, feito em forma de arte pela filha, Laryssa Tostes, continha informações sobre a campanha Ação Solidária Adventista. “Como está tudo fechado e as pessoas não estão saindo de casa, nós começamos a campanha on-line e tivemos a ideia do drive-thru. Assim, eu enviei mensagem para avisei que iria buscar na casa de cada um as doações e todo mundo aceitou!”, conta Cristiane.
Saiba
Nesta quarta-feira (8), o trabalho continuou. No total, a ação arrecadou quase 300kg de alimento e R$ 1.100. Esse dinheiro é repassado para famílias fragilizadas pagarem as contas de água e luz e, também, para comprar produtos necessários, como fraldas geriátricas e remédios .
A solidariedade neste tempo de crise está tão grande que, mesmo percorrendo nove bairros nos últimos dois dias, ainda há mais arrecadações para serem feitas. “Começamos o projeto local com três pessoas (...) Mas, no momento, toda a Igreja Adventista que frequento está mobilizada. Os membros têm se disponibilizado em arrecadar com seus vizinhos, familiares e conhecidos”, conta Cristiane.
Segundo Tostes, a Ação Solidária Adventista é um departamento da Igreja Adventista que busca amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade social o ano todo. “Nós sempre ajudamos, mas neste momento de pandemia, a gente enfatiza de uma forma maior para atingir mais pessoas. Hoje, muitas famílias estão desamparadas financeiramente”, explica Cristiane.
As famílias são atendidas a partir de um cadastro no site da campanha. “Conforme vão chegando as doações, tudo é contabilizado. Então, faz-se a montagem das cestas e são encaminhados de acordo com os cadastros feitos”, detalha.
Cristiane afirma que a proposta da campanha “é mobilizar o maior número possível de voluntários e, assim, alcançar ampliar doações e beneficiários. A ação está com parceria com mercados, para que os funcionários convençam consumidores a participar da campanha doando 1kg de alimento aos fazerem suas compras.
Como doar
Pelo WhatsApp (31) 99783 1003 - Cristiane Tostes.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Murta