Fechado desde 20 de março em Vespasiano devido ao isolamento social indicado pelas autoridades de saúde como medida para controlar a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o comércio do município da Região Metropolitana de BH terá suas atividades retomadas de forma gradativa. A prefeita Ilce Rocha esclareceu na tarde desta quarta-feira (8), por meio de uma rede social, que a abertura parcial seguirá as normas de saúde estabelecidas no Decreto 8472, de 2020.
Leia Mais
Na véspera do feriado, Prefeitura de Nova União bloqueia entradas da cidadeCoronavírus: Avenida Bernardo Monteiro inaugura rotina de desinfecção das ruas de BHCoronavírus: veja o que pode e o que não pode funcionar em BH a partir desta quintaCom isolamento social, caem de 14 mil para 5,5 mil possíveis internações em pico de COVID-19Escolas particulares de BH antecipam recesso de julho para maio“Essa decisão foi difícil de ser tomada, mas necessária. Ressaltamos ainda que as pessoas que se encontram no grupo de risco devem permanecer em casa. Evitem as ruas, saiam só se for extremamente necessário”, frisou.
Segundo a ordem, ainda permanecem fechados as casas de shows, boates, danceterias, salões de dança, casas de festas e eventos, feiras em espaços públicos e privados, exposições, congressos, seminários, cinemas, apresentações artísticas, clubes de serviço e de lazer, parques, galerias de serviços, centros comerciais, bares, restaurantes e lanchonetes. Os demais comércios devem consultar a lei municipal antes de retornarem às atividades.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Alves
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa