As medidas de isolamento social deixaram milhares de crianças em casa com o fechamento das escolas. Com o anúncio do governador Romeu Zema de que as escolas só retornarão às atividades presenciais somente em junho, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep) propôs um novo calendário escolar. As mudanças preveem a atencipação do recesso de julho e dos feriados do ano. Ao todo são 3.924 escolas da educação básica (infantil, fundamental e médio) e 654,5 mil alunos na rede privada.
Nas escolas de educação infantil, o recesso de julho será antecipado para o período de 22 de abril a 6 de maio. Se for necessário, há possibilidade de antecipar também as férias de janeiro para o período de 7 de maio a 21 de maio. Nas escolas que compreendem do ensino infantil ao médio, haverá reposição dos feriados do ano no período de 4 a 15 de maio apenas para o ensino infantil.
Os alunos dos ensinos fundamental e médio terão o recesso de julho entre 18 de maio a 1º de junho. "A medida resolve parcialmente a recomposição de calendário. Alguns feriados e recesso não serão mais como previsto. Será feita a antecipação", afirma a presidente do Sinep, Zuleica Reis.
A medida foi anunciada aos pais e alunos do Colégio Magnum por meio de uma carta. O colégio explica que os alunos que estão na 3ª série
do Ensino Médio podem acessar materiais para revisão e fixação de conteúdos de todas as disciplinas em videoaulas, podcasts, filmes, conteúdos e demais
atividades pedagógicas e formativas.
No entanto, lembra que, no caso da educação infantil, as aulas presenciais serão respostas. "Nessa fase da vida escolar das crianças, as interações
presenciais são fundamentais para a sociabilização e para a troca de
experiência entre elas", escrevem. A carta destaca que, na infância, a vivência diária no ambiente escolar é funamental para o desenvolvimento afetivo.
A presidente do Sinep explica que o calendário do ano é feito com base na convenção coletiva através de negociação com o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG). "A orientação que o Sinep deu, através de sugestões das escolas, é antecipar o recesso escolar", afirmou. Ela lembra que uma nova convenção está em negociação.