O ortopedista de 72 anos que está internado no Hospital Lifecenter, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, infectado pelo novo coronavírus, vem apresentando melhora gradativa e pode até sair do Centro de Terapia Intensiva (CTI) em breve. O paciente está no centro médico desde o dia 18 de março.
Ao Estado de Minas, um parente próximo disse que o médico já respira sem a ajuda dos aparelhos em algumas horas do dia e consegue se movimentar gradativamente. O paciente consegue também falar, apesar das dificuldades por causa da traqueostomia a que foi submetido. Os médicos vêm diminuindo a sedação há três dias.
O ortopedista passa constantemente por exames para detectar possíveis sequelas em razão do longo período sedado.
Além do ortopedista, seu filho, de 34 anos, deu entrada na unidade hospitalar infectado pela COVID-19. Ele, no entanto, recebeu alta médica no dia 25 de março, uma semana depois de ser internado.
Entenda
Antes de serem internados, pai e filho – que também é médico – fizeram um cruzeiro marítimo em Miami e, na sequência, estiveram em Campinas, interior de São Paulo, onde participaram da aplicação de uma prova para obtenção do Título de Especialidade em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Em 18 de março, os médicos tiveram diagnóstico preliminar de COVID-19 e foram internados.
A assessoria de imprensa do Hospital Lifecenter não divulga boletins médicos oficiais "por conta do sigilo médico/paciente".