O número de mortes em Minas Gerais pela COVID-19 subiu de 17 para 20, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado, no domingo (12), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dois óbitos confirmados no município de Governador Valadares não entraram na contagem oficial. Veja a evolução dos casos.
O número de casos em investigação segue alto, são 59.027, demonstrando o gargalo no processo de testagem. O boletim informa que foram 806 pessoas foram diagnosticadas como positivas para a COVID-19.
A Prefeitura de Governador Valadares, na Região Leste, confirmou a mortes de um homem de 62 anos e de uma mulher de 68. Outro óbito encontra-se em investigação. Porém, os números de Valadares ainda não entraram na estatística oficial.
A primeira morte confirmada em Minas, pela SES, foi de uma uma mulher de 82 anos no dia 29 de março. Foi confirmada pela Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES) a primeira morte pela COVID-19 em Minas Gerais. A paciente apresentava comorbidades: doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica.
Dois dias depois da primeira morte, o número triplicou. No dia 31, já eram três óbitos pela COVID-19. No dia 2, a SES divulgou boletim informando que o número de mortes havia dobrado, passando para 6. Houve uma retificação, depois de uma morte ter sido questionada pelo prefeito João Dumont (PSDB) de São Gonçalo do Rio Preto. O número de seis mortes foi confirmado no dia 3, mas sem o caso de São Gonçalo do Rio Preto. O número de seis mortes foi confirmado no dia 3, mas sem o caso de São Gonçalo do Rio Preto. Depois os casos aumentaram 50%,passando para nove no dia 6 de abril. Uma semana depois, já são mais que o dobro: 20 mortes confirmadas.
Belo Horizonte lidera no número de casos e mortes. Foram registraos seis óbitos na capital. O boletim registra dois óbitos em cada um dos municípios de Uberlândia e Paraisópolis. Outros seis municípios mineiros tiveram uma morte: Patos de Minas, Mariana, Varginha, Ouro Fino, Itabira, Divinópolis. A maior parte das mortes foi de homens, 12. Oito mulheres morreram até o momento.
PERFIL DAS MORTES
A maior parte das mortes ocorreu na faixa etária acima de 60 anos. No entanto, foram registradas quatro mortes de pessoas abaixo dos 60 anos. Um homem de 44 anos em Mariana, um homem de 59 anos em Varginha, uma mulher de 46 em Divinópolis e um homem de 24 anos em Itabira. Os boletins têm demonstrado que a maior parte das contaminações e mortes é de homens.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra
Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?