A tradicional solenidade do dia 21 de Abril, em homenagem ao herói Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792) e à Inconfidência Mineira (1788-1789), em Ouro Preto, na Região Central, foi suspensa pelo governo de Minas. Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (13), a assessoria do governador Romeu Zema informou que, "no momento, a prioridade do governo de Minas é combater a propagação da OVID-19 no estado, e, sendo assim, a realização de eventos oficiais está suspensa, em razão da pandemia"
Leia Mais
Mortes por coronavírus chegam a 23 em Minas Gerais; outras 64 são investigadasSecretário de Saúde de Minas defende isolamento e diz que projeção do pico de infectados caiuDefesa Civil vai retirar 61 famílias de área de barragem em Ouro PretoArte delicada e global é revisitada em livro no dia do Barroco Governo de MG suspende pagamento de férias de servidores civis e militares Coronavírus: Hospital Luxemburgo inicia construção de 44 novos leitosProtesto pelo fim do isolamento em BH tem funcionárias de uniforme e patrão ausenteDesta forma, foram suspensas as mesas redondas, reunião da comissão do Tricentenário, o curso de história oral (16/4) e sessão ordinária sobre a Inconfidência Mineira (25/4), entre outros.
Em Caeté, na Grande BH, ainda não há definição sobre cancelamento de festas alusivas aos 300 anos de Minas. A cidade está mobilizada para celebrar as datas, e vem assim desde 2019, com abertura do calendário e envolvimento da comunidade estudantil.
Vila Rica
Na cidade que comemora, em 2020, 40 anos do título de Patrimônio da Humanidade, o prefeito Júlio Pimenta decretou uma série de medidas para evitar o contágio pela COVID-19, em Ouro Preto, antiga Vila Rica. Entre elas, o fechamento da Casa da Ópera. Considerado o teatro (em funcionamento) mais antigo das Américas, a Casa da Ópera completará 250 anos em junho.