Começou na manhã desta segunda-feira (13), na Estação Venda Nova, a distribuição gratuita de cartões BHBus. Segundo a Transfácil, consórcio responsável pela entrega, o objetivo da ação é evitar o manuseio de notas e moedas dentro do transporte coletivo e reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus (COVID-19).
Leia Mais
Mortes por coronavírus chegam a 23 em Minas Gerais; outras 64 são investigadasMotoboys devem ter cuidado redobrado com o coronavírusFotógrafos do Estado de Minas relatam rotina nas ruas durante a pandemia do coronavírusDinheiro da Samarco será usado para comprar respiradoresSegunda fase de vacinação contra gripe começa quinta com novo grupo prioritárioVídeo que questiona valores da cesta básica doada pela prefeitura não procede; entendaFernanda Lelis, de 32 anos, que retirou o cartão na estação nesta manhã, afirma que se proteger sem precisar comprar o dispositivo facilita, além de ser um gasto a menos. “Eu acredito que essa entrega de cartões já ajuda, porque vai evitar de a gente ter que ficar pegando em dinheiro. Com o cartão, não vai precisar ficar passando o dinheiro de mão em mão”.
De acordo com a assessoria do consórcio, a previsão é de que ao longo da semana sejam entregues 1.000 cartões por dia de ação. As distribuições estão sendo feitas em diferentes estações de integração BHBUS, conforme cronograma abaixo.
Durante o período em que a reportagem permaneceu no local, havia poucas pessoas circulando pela estação. Apesar de pequena, é possível ver nas imagens que a fila para receber o cartão não respeitava a recomendação de segurança, que sugere distância de 1,5 metro a 2 metros entre as pessoas para evitar a propagação do coronavírus.
Confira cronograma:
Segunda-feira – 13/4 - Estação Venda Nova
Terça-feira – 14/4 - Estação Vilarinho
Quarta-feira – 15/4 - Estação Pampulha
Quinta-feira – 16/4 – Estação São Gabriel
Sexta-feira – 17/4 – Estação Barreiro/Diamante
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Eduardo Murta