Para ajudar a conter a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, publicou decreto que obriga o uso de máscaras para todos os cidadãos que circulam pelas ruas da cidade. A medida é válida a partir de hoje, mas a obrigatoriedade tem início apenas a partir de sexta-feira (17), prazo dado para que os cidadãos e empreendimentos tenham tempo para adquirir o material e se adaptarem ao seu uso.
Leia Mais
Mais de 90% das cidades de Minas estão 'na rota' do coronavírusCoronavírus: redes 'invisíveis' ampliam ações de solidariedade em BHFila na Farmácia de Minas ocupa 2 quarteirões, usuários relatam espera de até 4 horasCoronavírus: moradores de Nova Lima, na Grande BH, terão que usar máscara em vias públicasCEFET inicia pesquisa que estuda mutações do COVID-19 na China, Estados Unidos e ItáliaApesar da obrigatoriedade, ainda não foram estabelecidas penalidade para os cidadãos que forem flagrados nas ruas sem a máscara, como nossa reportagem flagrou em Lagoa Santa no último sábado (11), onde o uso de máscaras já é obrigatório. Mas, sem o item de proteção, ninguém poderá utilizar o transporte coletivo e nem entrar em estabelecimentos como padarias, supermercados, açougues e bancos. Porém, se não houver adesão por parte da população, a prefeitura estuda possíveis penalidades.
Os estabelecimentos comerciais que estão em funcionamento devem exigir que seus funcionários usem a máscara e somente permitir a entrada de clientes que estejam utilizando o equipamento. O estabelecimento que descumprir o decreto terá o alvará de funcionamento suspenso. Profissionais que fazem entregas em domicílio, taxistas, motoristas de aplicativo, mototaxistas e motoristas de transporte coletivo também deverão usar máscara de proteção. A medida tem validade enquanto durar a situação de emergência em saúde.