O prefeito Alexandre Kalil (PSD) afirmou nesta terça-feira que ainda não há prazo para que Belo Horizonte volte à normalidade em suas atividades. Segundo ele, uma comissão com infectologistas e outros especialistas da área da saúde estudam diariamente as medidas a serem tomadas.
“Tem o problema de venda de coxinha, como eu vi hoje na Avenida Afonso Pena. É guerra! E, em guerra, ninguém consegue 100% de excelência em nada”, disse Kalil, reafirmando o embate entre economia e saúde e a importância da ciência.
Leia Mais
Kalil: 'Prefiro 10 mil desempregados a 50 mil mortos'Kalil anuncia decreto para obrigar uso de máscaras em BHCoronavírus: Ritmo de infecção em Minas aponta para acerto do isolamento socialPBH deve perder R$ 1 bi em receita, mas salário de servidores é mantido Coronavírus: Secretário de Saúde diz que 'pior ainda vai chegar'Perfil no Instagram expõe quem descumpre quarentena em BH por 'motivos fúteis'BH: Quem estiver na rua pode ser preso; entendaVoluntários buscam profissionais para lazer e dicas on-line a pessoas de baixa rendaCoronavírus: doença faz centros de saúde alterarem perfil de atendimento em BHKalil sobre Mandetta: 'O ministro foi muito claro, estamos lutando contra um inimigo só'ALMG aprova aporte que pode chegar a R$ 158 milhões para auxiliar alunos que precisam da merenda escolarCoronavírus: grupo de risco precisa redobrar cuidados, reforça especialistaCom isso, ele anunciou que na sexta-feira novas medidas “duras, mas estudadas e equilibradas” serão publicadas em decreto.
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra