As medidas para manter o isolamento social em Belo Horizonte ainda não afrouxaram com o passar do tempo, como tem acontecido em outras cidades em Minas. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, a prefeitura de BH afirmou que tem apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil para prender quem desrespeitar normas vigentes nas ruas.
Na semana passada, áreas de convívio público que se destacavam com aglomeração de pessoas já haviam sido isoladas, como a Lagoa da Pampulha, por exemplo, onde a reportagem do Estado de Minas flagrou grande aglomeração de pessoas.
O comandante da Guarda Municipal de BH, Rodrigo Sérgio Prates, sustentou que “o que tiver que fazer para cessar essa aglomeração, nós vamos fazer”.
Leia Mais
'É guerra': Kalil diz que BH não tem prazo para voltar à normalidadeKalil anuncia decreto para obrigar uso de máscaras em BHBrasil descobre remédio com 94% de eficácia no combate à COVID-19, diz Marcos PontesPias para auxiliar no combate ao novo coronavírus em BH não funcionamPBH deve perder R$ 1 bi em receita, mas salário de servidores é mantido Coronavírus: CEFET-MG e UFSJ firmam parceria para produzir álcool em gelCoronavírus: Secretário de Saúde diz que 'pior ainda vai chegar'Sem quadra, peladeiros do basquete usam videoaula para manter a forma em BHParlamentares querem ouvir secretária de Educação sobre ações para enfrentar coronavírus
O comandante disse que até o momento nenhuma prisão foi feita porque as pessoas que chegaram a ser abordadas acataram a ordem da Guarda Municipal. “O que nós percebemos, muitas vezes, é o constrangimento da própria pessoa quando ela é alertada sobre o risco em que está se colocando e colocando os outros”, disse Prates.
Controle de lotação
O prefeito Alexandre Kalil (PSD) afirmou ainda que a Guarda Municipal vai atuar no controle de lotação do transporte público e que a cidade já conta com monitoramento de aglomeração por celular, sem detalhar sobre o sistema.
"A Guarda Municipal está por conta disso. Estamos na guerra. Mas nós já temos monitoramento de transporte e já temos monitoramento que está vindo em telefone celular, então temos que esperar os resultados para ver o nível que nós estamos atingindo de isolamento social”, disse Kalil.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra