O secretário de Saúde de Juiz de Fora, Marcio Itaboray, pediu demissão do cargo em meio à pandemia de coronavírus. A justificativa é o fato de estar incluído no grupo de risco, com idade acima de 60 anos. A exoneração foi publicada nesta quarta-feira (15). De acordo com nota da assessoria, Márcio Itaboray, de 63 anos, entregou o pedido de demissão ao prefeito Antônio Almas, nesta terça-feira (14).
Márcio, que é também médico, ocupava o cargo desde junho de 2019 e explicou que o motivo é o fato de estar na faixa etária do grupo de risco da COVID-19, além ter quadro de comorbidade, o que amplia as ameaças a sua saúde. Segundo ele, haveria limitações em sua atuação à frente da pasta neste momento de combate à pandemia de coronavírus.
O chefe do Executivo aceitou o pedido. Márcio Itaboray ficou por 10 meses da pasta. O prefeito destacou o recente trabalho de estruturação das ações de enfrentamento da COVID-19 no município.
A Secretaria de Saúde foi ocupada interinamente pelo secretário adjunto, Rodrigo Almeida.
Rodrigo é formado em direito e tem experiência em políticas públicas de saúde. Ele tem histórico no Executivo como subsecretário de vigilância em Saúde; assessor da Secretaria de Saúde; gerente do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e subsecretário de Redes Assistenciais.