A coleta de lixo em Belo Horizonte teve, em números quantitativos, uma grande queda desde o início da quarentena determinada pela prefeitura. Segundo dados da Superintedência de Limpeza Urbana (SLU), a redução se dá em todas as regiões. A coleta domiciliar, por exemplo, caiu 23,26%. O índice é maior no Centro da capital mineira, onde tradicionalmente se formava o maior volume, agora 50,43% abaixo da média. Chama ainda a atenção a coleta em favelas. Nessas áreas, a retração na coleta é de 9,54%.
Leia Mais
Carnaval de BH: garis recolhem mais 120 toneladas de lixo em um só diaLixo das festas expõe o desafio da reciclagem em Belo HorizontePBH suspende coleta seletiva; confira cuidados para descarte de resíduosBH não terá serviços de limpeza em feriado do Dia do TrabalhadorTJMG suspende ordem de volta ao trabalho de servidores da educação em Minas
Segundo nota da SLU, avaliando-se a evolução dos números de recolhimento de resíduos desde a primeira semana do mês de março até o dia 11 de abril, houve decréscimo na geração de resíduos domiciliares e nos resíduos urbanos retirados das ruas.
A superintendência considera ainda que a redução na remoção de resíduos de capina, varrição e multitarefa não significa retração na prestação dos serviços, mas, sim, no volume de resíduos removidos na atividade. “Menos gente nas ruas, menos resíduos depositados regularmente”, é a conclusão do órgão.