Caminhoneiros, pessoas sob medidas socioeducativas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis estão incluída no novo grupo prioritário para a segunda fase de vacinação contra gripe. A campanha deve começar nessa quinta-feira (16).
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, fez um apelo para que os caminhoneiros procurem qualquer posto de saúde de qualquer cidade para serem vacinados. “Tivemos um bom comparecimento na primeira fase e esperamos também boa taxa de vacinação nessa nova fase”, disse.
Apesar de queixas de falta da vacina na primeira fase, o secretário defende que as doses são distribuídas gradativamente em 12 lotes. “Chega o lote, acaba e temos que esperar. Não significa que falta, mas que chegou um lote e em breve chega outro”, sustenta Carlos Eduardo. “O número de vacinas distribuídas entendemos que vai dar para vacinar toda a população de Minas Gerais”.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a primeira fase da vacinação da gripe influenza, que começou em 23 de março, atingiu 2,5 milhões de pessoas. Dos alvos, foram protegidos 92% de idosos e 84% trabalhadores da saúde.