Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS

Depois de 16 horas de estrada, estudantes quilombolas mineiros chegam ao Brasil

Uma verdadeira aventura. Assim pode ser definida a primeira parte da viagem de retorno a Minas Gerais dos irmãos quilombolas Isac e Isaura dos Santos Lopes, de 27 e 20 anos, que vivem no Vale do Rio Doce. Eles estavam em Córdoba, na Argentina, para estudar espanhol. Mas, devido à pandemia da COVID-19, tiveram as aulas suspensas e precisaram contar com a ajuda de amigos para voltar ao Brasil.



Os irmãos deixaram Córdoba durante a madrugada desta segunda-feira, de ônibus, e chegaram a Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, às 17h30. A viagem de 816 quilômetros foi realizada em 16 horas.

“Nós levamos comida de casa e compramos alguma coisa em lanchonetes pelo caminho”, contou Isac.

Vencida a primeira etapa, eles sequer descansaram. Já na noite desta segunda-feira, partiram de táxi de Uruguaiana rumo a Porto Alegre. Pela frente, mais 632 quilômetros.

Em Porto Alegre, os estudantes mineiros vão diretamente ao Aeroporto Salgado Filho. A intenção é encontrar um encaixe em algum voo com destino a Belo Horizonte.

“Queremos pegar o voo na quarta-feira pela manhã, que ficará mais barato. Se tudo der certo, quarta-feira à estaremos em casa, no Quilombo do Suaçuí, localizado no limite dos municípios de Coluna e Paulistas, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais”, disse Isaura.

Na viagem a Porto Alegre, os irmãos mineiros são acompanhados da sul-mato-grossense Larissa e da capixaba Michelle, que também estavam na Argentina.