Vazia na manhã desta terça-feira, sem o movimento costumeiro que caracteriza o 21 de Abril, a Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto, na Região Central do estado, não ficou, no entanto, sem uma homenagem ao herói Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792), e demais conjurados da Inconfidência Mineira (1788-1789).
Embora o governo do estado tenha cancelado a tradicional solenidade cívica, com entrega de medalhas a personalidades de destaque, foi colocada uma coroa de flores no monumento, por um dragão da Inconfidência, ao som do toque de silêncio. Participaram do ato simbólico o coronel Antonio Balsa Coelho Neto, comandante da 3a. Região da Polícia Militar de Minas Gerais; o capitão Márcio Guerra de Toledo, comandante dos bombeiros da Região dos Incondidentes; o tenente-coronel Ademir Siqueira de Faria, comandante do 52º Batalhão da PM; e o prefeito local Júlio Pimenta.
Em nota recente, a assessoria do governador Romeu Zema informou que, ''no momento, a prioridade do governo de Minas é combater a propagação da Covid-19 no estado, e, sendo assim, a realização de eventos oficiais está suspensa, em razão da pandemia''.