(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dificuldade para receber auxílio emergencial gera filas em BH

Cadastro e recebimento são realizados por meio digital, mas beneficiários têm encontrado problemas para realizar os serviços


postado em 23/04/2020 13:17 / atualizado em 23/04/2020 13:42

(foto: Gladyston Rodrigues /EM /DA Press)
(foto: Gladyston Rodrigues /EM /DA Press)
Mesmo com as recomendações de isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus, filas em agências bancárias de BH se tornaram corriqueiras durante a pandemia. Na manhã desta quinta-feira, no entanto, a movimentação nas agências da Caixa Econômica Federal foi ainda maior. O motivo seria a dificuldade que as pessoas têm enfrentado para realizar o cadastramento e o recebimento do auxílio emergencial de R$ 600.

Entre os principais problemas encontrados por quem aguarda pelo benefício estão a demora na aprovação do cadastro e as dificuldades de acesso ao aplicativo Caixa Tem, único meio de realizar a transferência do benefício por pessoas que não têm conta na Caixa e que tiveram uma poupança digital criada para receber o benéficio. 

Outra questão que causou confusão e uma corrida às agências bancárias foi o anúncio da antecipação dos pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial para esta quinta-feira (23), mas o Ministério da Cidadania recuou às vésperas da data e justificou que a decisão foi tomada justamente por causa do alto número de requerentes que ainda estão em análise.

Em nota, a Caixa afirmou que a ida às agências para cadastramento, consulta ou saque do auxílio emergencial não é necessária, já que o cadastramento pode ser realizado digitalmente por meio do aplicativo e pelo site auxilio.caixa.gov.br.

A instituição reforça que o acompanhamento da solicitação está disponível somente por este site e pela central telefônica 111, onde também é possível conferir se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.

Segundo a Caixa, o acesso e a movimentação da Poupança Digital CAIXA ocorrerá pelo app CAIXA Tem. Para clientes que necessitam realizar o saque em dinheiro, na data prevista para ele o benefíciário terá esta opção habilitada também pelo aplicativo. 


O calendário de saques será escalonado nos canais de autoatendimento e lotéricas seguindo o cronograma: 

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 4 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)