Com as praças fechadas por grades de metal e vigiadas pela Guarda Municipal para
evitar aglomerações durante a pandemia da COVID-19, pessoas que insistem em se exercitar ao ar livre se aglutinaram em outros espaços. Neste que foi o primeiro fim de semana com as regras de controle social como uso obrigatório de máscaras, caminhantes, corredores, ciclistas e skatistas desafiaram o perigo de contágio do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e tomaram ruas de bairros no Mangabeiras (Região centro-Sul de BH) e na região da Pampulha.
Leia Mais
Coronavírus: Divinópolis flexibiliza comércio com escalonamentoLagoa Santa impõe multa a quem quebrar isolamento com realização de eventosCoronavírus: Topo do Mundo registra aglomeração de pessoas em tarde de domingo Coronavírus: Lotação controlada provoca filas em supermercados no primeiro fim de semana de restriçãoNa Avenida dos Bandeirantes, por exemplo, idosos, jovens, mães com crianças e donos de cães desafiaram a quarentena e aproveitaram a manhã ensolarada na pista de caminhada. A maioria portava máscaras cirúrgicas, mas muitos andavam com o equipamento de proteção individual a tiracolo, dependurado na cintura ou mesmo apenas envolto no pescoço.
"Estou cuidando da minha saúde. O será que é recomendado para mim, um senhor de 63 anos, que fique em casa atrofiando?", justificou o empresário Everaldo Santos, que ainda que de máscara insistiu em correr pela pista de caminhada da Avendia dos Bandeirantes em meio a uma grande concentração de pessoas.
"Estamos ao ar livre. Fica mais difícil de contrair o vírus assim. Não podemos ficar nessa paranoia toda. Clausura também traz impactos psicológicos", afirmou a estudante Lais de Paula, de 27 anos, que corria com uma vizinha pela pista do canteiro Central da Avenida José do Patrocínio Pontes, no Magabeiras. A reportagem também flagrou diversas pessoas em pequenos grupos correndo ou caminhando pelo Belvedere e nas ruas da Região da Pampulha, mesmo com o perigo de contágio da COVID-19.
Viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal foram vistas circulando pelas vias, mas não interferiram com a desobediência ao decreto municipal 17.332, publicado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) no Diário Oficial do Município, na última sexta- feira (17). Segundo o texto, desde a quarta-feira (22) fica obrigado o uso de máscaras no espaço público. O equipamento deve cobrir o nariz e a boca e precisa ser usado em espaços públicos, transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e serviços do município.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemosCoronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás