Minas Gerais continuará a obedecer as orientações científicas e das autoridades de saúde, e manterá o isolamento social, que poderá ser flexibilizado com “responsabilidade” de forma gradativa e coordenada entre os municípios e governo do estado, “independente das movimentações políticas” que ocorram no governo federal. O secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e o adjunto Marcelo Cabaral, anunciaram a criação do programa Minas Consciente, em coletiva no início desta tarde. O decreto deverá ser publicado na quarta-feira (29), mas as recomendações já estarão disponíveis no site da secretaria a partir de hoje.
Leia Mais
Coronavoucher: cidades da RMBH 'exportam' beneficiários para agências da Caixa na capitalCoronavírus: Governo inicia pagamento do Bolsa Merenda para estudantes da rede estadualCoronavírus na RMBH: acompanhe pronunciamento do prefeito Alexandre KalilAssociação vai à Justiça pedir que Zema apresente estudos justificando relaxamento da quarentenaCOVID-19: Conselho Nacional de Educação define diretrizes escolaresMinas Gerais recebe 4 milhões de doses de vacinas contra meningite CEntenda as alterações na liberação de remédios da Farmácia PopularBH terá grupo 'pós-pandemia' que vai estudar reabertura do comércioCerca de 15 mil famílias não se cadastraram para as cestas da PBH; prazo termina hojeCarlos Amaral divulgou os números do boletim diário sobre o COVID-19 e disse entender que tanto os diagnósticos quanto os casos investigados tiveram uma “curva aceitável” até o momento devido a participação da sociedade, que acatou as recomendações das autoridades de saúde e não vem cedendo a pressões de grupos por retorno às atividades econômicas. Segundo o levantamento, Minas tem hoje 1.586 casos e 62 mortes confirmadas pelo coronavírus.
Também citou a a rápida mobilização do estado de Minas aos primeiros casos notificados. “A SES vem monitorando desde o alerta em 13 de janeiro e uma semana depois, no dia 20, já tinha criado seu comitê de combate ao coronavírs.”
Também citou a a rápida mobilização do estado de Minas aos primeiros casos notificados. “A SES vem monitorando desde o alerta em 13 de janeiro e uma semana depois, no dia 20, já tinha criado seu comitê de combate ao coronavírs.”
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemosCoronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?