O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou a criação de um grupo de trabalho que pode viabilizar a reabertura do comércio depois do controle da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) em entrevista coletiva.
Leia Mais
Betim fará correção em medidas de flexibilização de comércio, diz Medioli'Não vamos misturar caixão com comércio, com câmara frigorífica', diz KalilMinas Consciente: estado anuncia programa para flexibilização gradual da quarentenaFato ou fake? Álcool em gel pode causar incêndio dentro do carro?Pacientes com COVID-19 evoluem bem e voltam às sessões de hemodiálise em grupoLagoa Santa respeita decreto mas ruas estão cheias Venda pela internet de remédio controlado é proibida mesmo durante pandemia'Quem tem medo de buzina é cachorro distraído', diz Kalil sobre protestosDe acordo com o secretário de Planejamento de BH, André Reis, a discussão sobre liberação gradual dos estabelecimentos começou hoje, mas o decreto com a criação do grupo será publicado na terça (28). "O grupo vai conversar com o mercado para que a gente possa construir uma saída, mas ainda sem perspectiva de data", afirmou Reis. “Vamos tentar escalonar os horários, as atividades, o que abre, como abre, quando abre”, acrescentou.
O secretário disse que o grupo de infectologistas do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 está desenvolvendo uma espécie de “termômetro epidemiológico” que vai mapear os casos da doença na capital diariamente.
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemosCoronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?