A Marcha Virtual pela Ciência no Brasil será realizada em todo o país de maneira digital no próximo dia 7 de maio. O objetivo da manifestação é evidenciar a importância da ciência no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.
Leia Mais
Fila do auxílio emergencial em Ribeirão das Neves tem colchão, cobertor e mais de 12h de esperaDepois de um mês do primeiro óbito, Minas tem 71 mortes e 79.313 casos suspeitosFato ou fake? Álcool em gel pode causar incêndio dentro do carro?Começa entrega de remédios para pacientes de BH com problemas respiratóriosReabertura do comércio em Minas será 'volta à nova normalidade', diz ZemaGoverno lança 'Minas Consciente', mas pede para população não sair às ruasO secretário regional da SBPC, Luciano Mendes, que também professor da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explicou que o ato passou por adaptações. “Essa marcha normalmente é de rua, acontece em torno de 20 e 21 de abril a cada ano. A nossa, local, estava programada para o 23 de abril, e adiamos para o dia 7 para que fosse nacional. A SBPC nacional assumiu essa autoria, com algumas especificações regionais. Vai ter uma parte com participação de instituições de Belo Horizonte, duas lives regionais: uma de fake news e outra sobre a ciência no parlamento, relacionada à política”, disse.
Ainda segundo Luciano, o objetivo é reforçar a luta por um desenvolvimento da ciência e da tecnologia do Brasil. “As palavras chaves da nossa marcha são educação, ciência, saúde e democracia. Entendemos que todos caminham juntos e estão articulados. Também queremos fazer frente pela revogação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que congela por 20 anos os gastos em educação e ciência. Num momento de pandemia especificamente, a ideia é que concentremos os esforços no combate da pandemia, mas também queremos que haja um esforço político para combater uma onda pouco científica que se apresenta”.
O evento do dia 7 contará com painéis de debate, um dedicado a pandemia de coronavírus e outro abordando o financiamento da ciência brasileira, e também seminários online. As entidades organizadoras da marcha ainda promoverão as hashtags #FiqueEmCasaComACiência e #paCTopelavida no Twitter às 12h e às 18h.
Entre os tópicos abordados na marcha, terá destaque a importância do isolamento social, a crise da ciência no Brasil e o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde. “Todos são convidados a participar dessa grande manifestação em defesa da vida, da ciência e do desenvolvimento sustentável do país”, informa a SBPC.
Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet). As entidades, instituições e associações também são convidadas a realizar atividades online, sobre os temas da marcha. Em cada localidade, instituição ou região, os organizadores podem definir a programação de ações para alcançar e envolver o seu público-alvo (como lives, painéis, palestras, entrevistas, exibições culturais, documentários), com temas relacionados aos 4 grandes eixos propostos.