(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Começa entrega de remédios para pacientes de BH com problemas respiratórios

Estado anuncia parceria com empresa de aplicativo. Programa inclui medicamentos para pessoas com asma e problemas pulmonares


postado em 28/04/2020 14:27 / atualizado em 28/04/2020 16:42

O aplicativo de mobilidade urbana 99, está fazendo as entregas dos medicamentos em BH(foto: Defesa Civil/ MG)
O aplicativo de mobilidade urbana 99, está fazendo as entregas dos medicamentos em BH (foto: Defesa Civil/ MG)
Em meio ao isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde de todo o estado devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o governo de Minas anunciou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Defesa Civil e com o aplicativo de mobilidade urbana da 99 para fazer as entregas de medicamentos para asma e doenças pulmonares nas casas dos usuários do programa Farmácia de Minas.

A iniciativa, que já estava em vigor em Juiz de Fora, Zona da Mata, desde o dia 14 de abril, foi confirmada nesta terça-feira (28) em Belo Horizonte. Servirá também para tentar desafogar o atendimento e evitar riscos para essas pessoas na unidade Farmácia de Minas da capital mineira, tradicionalmente lotada.
 
A princípio, serão atendidos cerca de 1,7 mil usuários do programa de saúde que dependem desses medicamentos. O fármaco, gratuito, será entregue pela 99 no endereço cadastrado. Serão disponibilizados pelo aplicativo vouchers de descontos promocionais para a corrida, que será cobrada.
 
Para o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Marcelo Cabral, a medida tem como principal objetivo proteger pacientes que estão mais suscetíveis à infecção pela COVID-19 do contato direto com ambientes externos passíveis de contaminação. 
 
“Vamos diminuir as filas nas farmácias e, com isso, diminuir as possibilidades de transmissão e contágio do novo coronavírus. Assim, preservamos essas pessoas que fazem parte do grupo de risco, favorecendo o isolamento social”, explicou.
 
Essa tônica é reforçada pelo tenente-coronel e também secretário adjunto da Defesa Civil, Flávio Godinho. “A população do grupo de risco fica confortável em receber o medicamento em sua residência”.
 
“Neste momento de solidariedade geral, a parceria entre a 99 e o governo de Minas Gerais ajuda a evitar que pessoas mais humildes pertencentes ao grupo de risco se contaminem durante algum deslocamento às unidades da Farmácia Popular”, afirma João Pedro Torneli, especialista de operações da 99.  
 
Seguindo as previsões de expansão do programa, as próximas cidades a serem incluídas na parceria serão Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Divinópolis, Região Oeste. A expectativa do governo é de que a distribuição nesses municípios tenha início em maio. 
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Murta 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre

  • Tosse

  • Falta de ar e dificuldade para respirar

  • Problemas gástricos

  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia

  • Síndrome respiratória aguda severa

  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira

Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?   


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)