Jornal Estado de Minas

ESTADO DE MINAS

Capa do Estado de Minas que reproduz comentário de Bolsonaro viraliza nas redes sociais

Publicada na edição desta quarta-feira, a capa do Estado de Minas com o número de mortes do novo coronavírus no Brasil e o comentário do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o fato viralizou nas redes sociais. Na noite da última terça-feira, ao ser questionado sobre a elevação do número de mortes pela COVID-19 no país, o presidente reagiu: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Sou Messias, mas não faço milagre”, afirmou Bolsonaro, na entrada do Palácio do Alvorada. A declaração foi reproduzida na primeira página do jornal.


Distribuída em grupos de WhatsApp, a capa viralizou também em outras redes sociais. Recebeu centenas de compartilhamentos no Facebook, onde foi vista por mais de 110 mil pessoas até a noite desta quarta (29). No Instagram (@estadodeminas), a capa foi vista por mais de 50 mil pessoas e teve mais de 14 mil interações, entre curtidas, comentários e republicações.
 
Capa do Estado de Minas citada em reportagem do jornal britânico The Guardian (foto: Reprodução The Guardian)
No Twitter, o nome do jornal figurou entre os assuntos mais comentados no Brasil, com mais de 9 mil menções. Leitores comentaram a publicação. “Capa histórica”, comentou Elvis Marques. “Essa era a única capa possível hoje. Parabéns Estado de Minas”, disse o usuário @alcysio. “Capa do Estado de Minas de hoje! Que belo exemplo de jornalismo sério e para outros veículos seguirem”, comentou @paulinho_faria4. “O jornal teve coragem de fazer o que nenhum outro teve”, elogiou @gessicaasp. 

O jornalista gaúcho Eduardo Tessler, que faz análises da atuação da imprensa brasileira no blog Mídia Mundo, avaliou a capa: “É o grito de um impresso defendendo seu leitor”. O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, diretor do filme Bacurau, também comentou a primeira página do EM: “Como a capa vai ficar nos arquivos históricos”, observou, em suas contas no Twitter e Instagram. O escritor amazonense Milton Hatoum comentou em sua conta no Instagram. "Uma capa notável do "Estado de Minas".  A cantora Maria Rita repostou a capa em seus stories.



A postagem na capa do jornalista Alexandre Inagaki, consultor de comunicação em meios digitais, teve mais de cinco mil compartilhamentos. Outros formadores de opinião, como o divulgador cultural mineiro Afonso Borges, também divulgaram a “fortíssima” publicação entre os seus seguidores. Políticos de diferentes correntes ideológicas, como a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) e o vereador Gabriel Azevedo, de BH, compartilharam a imagem da primeira página. 

Pelo Twitter, o correspondente no Brasil do jornal inglês The Guardian, Tom Phillips, opinou: “Que capa poderosa do @em_com do Brasil hoje”, disse, em tradução livre. O jornalista e escritor norte-americano Jon Lee Anderson divulgou a capa do EM e comentou: “E daí? poderia muito bem se tornar o epitáfio político de Bolsonaro”, em tradução livre. 

The Guardian também citou a capa do Estado de Minas em reportagem sobre a declaração de Jair Bolsonaro. Veja abaixo:



O colunista Ian Bremmer, da revista americana Time, também compartilhou a capa o EM:



O Estado de Minas tem dedicado uma intensa cobertura à chegada da pandemia no Brasil, com o envolvimento de profissionais de todas as editorias. Desde o início de março, as capas do jornal destacam o impacto do novo coronavírus e as reações das autoridades brasileiras. “O Estado de Minas sempre acerta nas capas”, observou o leitor Gustavo Ribeiro, no Twitter. 

Veja algumas das citações do Estado de Minas no twitter esta manhã:












Click (aqui) e acesse o link para baixar o pdf com a capa do EM.