Passageiro filma ônibus da linha 8001 (Santa Inês/BH Shopping) lotado na avenida Silviano Brandão, em BH, na noite desta quinta. Coletivo era ocupado por pessoas sem máscara, até mesmo idosos.
%u2014 Portal UAI (@portaluai) April 30, 2020
Crédito: Raphael Domingues.
Todas as informações em: https://t.co/Fx7tWbGQz0 pic.twitter.com/Wiy4nY9Idy
Um passageiro filmou um ônibus da linha 8001 (Santa Inês/BH Shopping) completamente lotado na noite desta quinta-feira (30), em Belo Horizonte. O vídeo foi feito quando o coletivo passava pela Avenida Silviano Brandão, na Região Leste da capital mineira.
“É a primeira vez que eu pego o ônibus nesse horário na pandemia. Dessa vez surpreendeu. E pior, tinha muito idoso em pé e gente sentada nos lugares deles. Tive que pedir para as pessoas darem licença. E muita gente tirando máscara para conversar”, contou Raphael Domingues, de 28 anos, que é produtor da TV Alterosa.
Ele conta que só ultrapassou a roleta quando a parte de trás do coletivo esvaziou um pouco. “O motorista continuou parando em todos os pontos. Tinha muita gente sem máscara. Um risco mesmo”, relatou.
A presença dos idosos no coletivo, em pleno horário de pico, ocorre mesmo diante do fim da gratuidade da tarifa para essa parte da população entre 5h e 8h59 e das 16h às 19h59.
Raphael Domingues ficou no ônibus por 15 minutos e viajou entre as avenidas Silviano Brandão, no bairro Floresta, e Contagem, em Santa Inês. O vídeo foi gravado por volta das 19h desta quinta.
Por meio de sua conta oficial no Twitter, a BHTrans tem ressaltado que "é obrigatório o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e a boca nos ônibus, estações e pontos".
Também tem recomendado o pagamento por meio do cartão BHBus, com objetivo de evitar o manuseio de notas.