A Prefeitura de Santana do Riacho, na Região Central de Minas, se viu obrigada a decretar lockdown na cidade após a quebra da quarentena por parte de vários turistas, que viajaram para a tradicional Serra do Cipó nesta sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. A situação se agravou tanto, que a administração municipal teve que publicar as novas regras às 11h.
De acordo com o decreto, o lockdown horizontal, ou seja, o fechamento total dos estabelecimentos, começou a valer às 16h e só termina às 7h da segunda (4). Apenas postos de combustível - exceto lojas de conveniência - e farmácias e drogarias podem funcionar.
Leia Mais
Mais de 1 milhão de testes rápidos chegam a Minas nesta sextaQuarentena, distanciamento e lockdown: entenda a diferença entre os termosCoronavírus: Vereador de Divinópolis é detido após realizar drive culto sem alvaráPousada da Serra do Cipó é interditada após blogueiras ostentarem estadiaSantana do Riacho prevê abertura comercial para 3 de agostoTurismo na Serra do Cipó estará liberado no feriado de Corpus ChristiApós alta de 273% nos casos de COVID-19, Jaboticatubas entra em lockdownMinas rompe 200 mortos pela COVID-19; número de infectados bate novo recordeQuarentena? Bombeiros resgatam mulher que caiu de cachoeiraApós invasão de turistas, Lockdown faz efeito e movimentação é pequena na Serra do CipóGuarda municipal fecha 17 lojas em Venda NovaCoronavírus: avião com mais de 1 milhão de testes rápidos chega a ConfinsHomem é preso em Caratinga após ostentar churrasco e droga adquiridos com auxílio emergencialA prefeitura também destacou que nenhum ponto turístico do município estará aberto para visitação durante o feriado prolongado. Quem estiver nas áreas proibidas pode ser conduzido para fora pela Polícia Militar e ainda receber multa. Drones também estão sendo utilizados para auxiliar na fiscalização.
Minas já contabiliza 88 mortes por causa do coronavírus. O estado também já registrou 1.935 casos confirmados da COVID-19.