Os números aumentaram cerca de 35% em Minas no mesmo período. O boletim epidemiológico registrou 202 casos confirmados nas cidades do Sul de Minas, uma alta de 73% em relação ao dia 24 de abril.
Em uma semana, o número de mortes reconhecidas oficialmente subiu de 11 para 12.
Exames já confirmaram a infecção e a morte em pacientes de 178 cidades no estado. Na semana passada, eram 137 cidades. Desse total, 43 são do Sul de Minas - indicando que mais 10 municípios registraram infecção pelo coronavírus nos últimos sete dias. Com as novas confirmações, a região tem agora oficialmente 12 mortes e 202 casos positivos. Esse número representa 10,9% dos casos confirmados em Minas Gerais (1.847).
Pouso Alegre é a cidade com mais casos confirmados no Sul. O total de exames positivos subiu de 20 para 27, alta de sete em uma semana. O número de mortes passou de uma para duas. Dados divulgados pela prefeitura da cidade na quinta-feira (30), mostram, na verdade, 40 confirmados. Já 839 casos suspeitos foram notificados à administração municipal.
Mesmo com o aumento dos casos em meio à pandemia do coronavírus, Pouso Alegre vai flexibilizar o funcionamento do comércio. A partir da publicação do Decreto 5.147/20, assinado na terça-feira pelo prefeito Rafael Simões, ficou permitida a reabertura, com restrições, de restaurantes, bares, lanchonetes e academias desde a quarta-feira (29).
Com relação ao atendimento ao público nesses locais, o documento aponta que é preciso limitar a ocupação a no máximo 50% das mesas disponíveis – respeitando-se o distanciamento de dois metros entre aquelas ocupadas.
Extrema é a segunda cidade com maior número de confirmados: 27, com uma morte. Varginha (17), Cambuí (12), Poços de Caldas (12), São Lourenço (10) e Itajubá (10) vêm seguida