O prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro (Patriotas), está internado no município da Região Central de Minas Gerais após ser diagnosticado com COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pela prefeitura por meio de uma nota divulgada neste domingo.
Leia Mais
'Velocímetro' do coronavírus checa o grau da pandemia na capitalPai do secretário de Planejamento Otto Levy morre com COVID-19Depois de permitir abertura até de escritórios, Sete Lagoas altera decreto sobre atividade comercialJustiça determina que Sete Lagoas instale 35 novos leitos de UTI Com prefeito infectado, Sete Lagoas autoriza reabrir shoppingsFesta no Belvedere durante a madrugada termina na delegaciaDomingo tem pistas de corridas cheias na capital mineira“O prefeito, até então, estava trabalhando sem interrupções, na linha de frente de combate à pandemia, mas tanto ele quanto seus assessores mais próximos estavam cumprindo com as recomendações das autoridades sanitárias de usar máscara, higienizar frequentemente as mãos e manter distância mínima”, diz a nota publicada no portal da prefeitura de Sete Lagoas.
Na madrugada deste domingo, por orientação médica, o prefeito foi internado no Hospital Libertae. “A opção pelo hospital particular foi do médico, como forma de não comprometer leitos do sistema público, uma vez que a recomendação das autoridades é de que pacientes que possuem planos de saúde devem ser encaminhados para a rede suplementar”, diz a nota.
Ainda segundo a prefeitura, Duílio de Castro passa bem e deve cumprir quarentena por 14 dias.
O boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais neste domingo mostra que o estado já tem 2.118 casos de COVID-19. Destes pacientes, 89 morreram. Em Sete Lagoas, são sete casos confirmados da doença.
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?