Os praticantes da fé católica de Vespasiano decidiram comemorar o mês de maio (considerado Mês da Virgem Maria) com carreatas em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora de Lourdes. A mobilização substitui as tradicionais procissões, em respeito à quarentena do coronavírus. A primeira procissão sobre rodas começou há pouco, saindo da matriz no Bairro Celvia e também percorre as ruas dos bairros Fagundes e Jardim Alterosa.
Leia Mais
Após protesto de moradores, 'culto drive-in' é cancelado em BHManifestantes pedem fim do isolamento social em carreata na Região Centro-Sul de BHDia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de BH, é celebrado com caminhada virtualAções da campanha Maio Amarelo, do Denatran, são transferidas para setembroA ideia da carreata foi consolidada após um movimento de praticantes do catolicismo que resolveram levar a imagem da santa seguida de carros e ao som de músicas religiosas pelos asilos e casas de repouso da cidade. Uma forma de alegrar os mais vulneráveis nesse momento de isolamento, que estão impedidos de receber seus amigos e familiares, segundo a ministra da eucaristia Luciene Fonseca: “Semana passada fizemos uma carreata de Nossa Senhora, especialmente para os idosos. Foi linda e emocionante. Então, como uma ideia puxa outra, durante o mês de maio faremos toda a semana, cada um no seu carro, respeitando as recomendações das autoridades de saúde".
Os devotos que desejarem que a carreata passe por suas ruas podem se inscrever pelo telefones 98838-3721 (Maurília) e 99198-8662 (Terezinha Viana). O pároco da matriz de Vespasiano, Padre Lauro Elias de Oliveira, lembra a todos que quiserem acompanhar as carreatas devem seguir as normas de segurança contra o covid-19.
Vespasiano, ao lado de Rio Acima, não tem nenhum caso oficial do coronavírus, ao contrário dos demais 32 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Grande BH concentra 39% dos casos de Minas Gerais. A cidade tem 116.506 habitantes, segundo dados do IBGE de 2014. Fica a 30 quilômetros da capital.