O número de mortes em Minas pela COVID-19 passou de 89 para 90 nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta segunda (4), foram confirmados 2.347 casos no estado e 89 mil estão sob suspeita. O óbito foi registrado em Barbacena, um homem de 61 anos. Seguem em investigação outras 86 mortes, que podem ter sido causadas pelo novo coronavírus no estado.
Belo Horizonte registrou o maior número de casos (825) e mortes (20). A capital é seguida por Uberlândia com 132 casos confirmados e oito mortes e de Juiz de Fora com 175 casos confirmados e seis mortes.
Foram confirmados casos da COVID-19 em 176 municípios mineiros. Com a morte confirmada em Barbacena, passa para 48 o número de cidades em que foram registradas mortes pela doença.
Perfil dos pacientes
A maioria dos casos, 77%, concentra-se na faixa etária 20 a 59 anos e a maioria dos óbitos, 81%, em pessoas com mais de 60 anos. A doença causou a morte de 73 idosos. No entanto, também acometeu pacientes jovens: 14 adultos com idades entre 40 e 59 anos e três pessoas com idades entre 20 e 39 anos. Dos casos confirmados, 1.124 são mulheres e 1.133 homens.
O perfil dos óbitos demonstra que há letalidade semelhante entre homens e mulheres, 49 homens morreram em decorrência das complicações da COVID-19. Mulheres foram 41. Os dados indicam também que as pessoas que morreram, em maioria (85%), apresentavam doenças associadas.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás