No primeiro dia em que todas agências da Caixa Econômica Federal funcionam com expediente ampliado em duas horas - de 8h às 14h - a mesma cena se repete no Centro de Belo Horizonte. Centenas de trabalhadores ainda se aglomeram na porta das unidades das ruas Curitiba e Tupinambás.
A principal demanda do público também não mudou: a maioria dos presentes segue em busca dos R$ 600 do auxílio emergencial - saga que começou em 17 de abril, quando a Caixa começou a pagar o benefício concedido a informais e trabalhadores de baixa renda durante a pandemia de coronavírus.
Por volta de 8h, a multidão nas imediações da agência da Rua Tupinambás já era de cerca de 200 pessoas. Na da Curitiba, a fila dobrava o quarteirão da Amazonas e seguia pela Rua dos Tupis. Entre os presentes, idosos, pessoas sem máscara e pouca atenção à distância de um metro entre um cliente e outro, recomendada pelas autoridades sanitárias para conter a propagação do vírus da COVID-19.
Caminhão
Além da ampliação do expediente nos bancos, a Caixa anunciou mais três medidas para agilizar o atendimento presencial em suas unidades.A principal novidade é a disponibilização de cinco caminhões-agência exclusivamente voltados ao atendimento do auxílio emergencial e outros serviços sociais, como saque do FGTS e seguro-desemprego. A localização e o horário de funcionamento desses postos na capital mineira ainda não foram informados pelo banco.
A contratação de 800 vigilantes e 389 recepcionistas adicionais visa reforçar a orientação do público nas filas, além de garantir o cumprimento dos protocolos definidos pelas autoridades de saúde para evitar a disseminação do coronanvírus.
Também faz parte do pacote de otimização a realocação de mais de 3 mil funcionários da instituição financeira para reforço das equipes nas agências.
O banco comunicou ainda que está articulando parcerias junto a prefeituras com o objetivo de acelerar a assistência e melhorar a divulgação de informações à população