O número de mortes confirmadas em Mnas pela COVID-19 passou de 94 para 97 nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico publicado, nesta quarta (6) ,pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram confirmados 2.605 casos. Cento e nove óbitos estão em investigação e 478 foram descartados.
Em Belo Horizonte subiu de 22 para 23 o número de óbitos, com a confirmação da morte de um homem de 69 anos. A capital tem 823 casos confirmados. Outras duas mortes foram registradas em Barbacena e Extrema. Com apenas dois casos confirmados, sobe para dois o número de mortes em Barbacena. Em Extrema, são 39 casos confirmados e também subiu para dois o número de mortes.
Até o momento o novo coronavírus chegou a 191 municípios mineiros. Já foram registradas mortes pela doença em 48 deles. Depois da capital, a maior incidência da doença está em Juiz de Fora com 219 casos e seis mortes e Uberlândia com 187 casos e oito mortes.
PERFIL DOS PACIENTES
Pela primeira vez no estado, o número de mulheres (1.255) confirmadas com a doença ultrapassou o de homens (1.253). A maior parte dos casos está na faixa etária entre 20 e 59 anos, 78%. Acima dos 60 anos, são 456 pessoas infectadas. Porém, a letalidade entre idosos é maior, representa 79% dos óbitos em Minas. Entre as pessoas que morreram, 42 são mulheres e 55 homens.
A SES também acompanha o número de hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave. Houve um aumento de 491% nesta primeira semana de maio em relação ao mesmo período de 2019. A secretaria esclarece que nem todos os pacientes com a síndrome estão com a COVID-19.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás