O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira as datas da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e alterou o início da terceira fase, prevista inicialmente para começar no sábado. Agora, essa etapa começará na próxima segunda-feira.
A terceira fase será dividida em duas etapas: entre a próxima segunda-feira e 17 de maio, o público-alvo será pessoas com deficiência; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; e mães no pós-parto até 45 dias.
Na segunda etapa, entre 18 de maio a 5 de junho, serão incluídos professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade. 5 de junho, inclusive, será o último dia da campanha, que teve início em 23 de março deste ano. No planejamento anterior, o último dia de vacinação seria 22 de maio.
O Governo Federal espera que a vacinação atinja pelo menos 90% de cada um desses grupos da terceira fase. A primeira foi dirigida a idosos com 60 anos ou mais e a trabalhadores da saúde.
A segunda, que ainda está em vigor, é focada em em povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.