Confira dicas de segurança
1. Em caso de dúvida sobre a veracidade de uma mensagem ou conteúdo, interrompa a operação e entre em contato com o Serviço de atendimento ao consumidor da empresa em questão
2. Lembre-se que o auxílio emergencial está sendo pago única e exclusivamente pela Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo chamado Caixa TEM ou presencialmente.
3. Não clique em links de mensagens que ofereçam brindes, prêmios, benefícios ou atualização de seus dados cadastrais nas instituições financeiras.
4. Não coloque nome, CPF, endereço e número de cartões se não for na página de pagamento de uma empresa conhecida.
5. Verifique se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web, o que significa que a comunicação é criptografada, aumentando a segurança na transmissão dos dados. Veja também se há um ícone com referência a um cadeado na parte inferior do navegador.
6. Não compartilhe mensagens sem antes verificar se a informação é verídica e se os links são seguros.
7. Utilize soluções de segurança no celular que oferecem a função de detecção automática de 'phishing' (roubo de dados) em aplicativos de mensagem e redes sociais.
8. Se um banco entrar em contato pelo WhatsApp para negociar dívidas, desconfie. Os bancos não irão procurar o consumidor durante a quarentena e, sim, o contrário.
9. Nunca entregue seu cartão a outra pessoa. Os bancos jamais enviam funcionários para recolher cartões. Nem mesmo envie pelos Correios ou outras formas.
10. Mude, de tempo em tempo, suas senhas. O Google possui um programa de checagem https://passwords.google.com/ que verifica com regularidade suas senhas e envia alertas, caso alguma delas tenha "vazado" ou se o site onde foram utilizadas foi vítima de ataques cibernéticos.
11. Não forneça a desconhecidos, no WhatsApp, códigos recebidos por SMS, pois, ao responder, a outra pessoa terá 100% de acesso ao seu aplicativo de mensagens e pode começar a falar com seus familiares solicitando recursos financeiros em seu nome.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Murta