A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), desmentiu os boatos que circulam nas redes sociais de que multas seriam aplicadas para quem trafegasse a bordo de carro ou moto sem o uso da máscara.
O conteúdo da mensagem, segundo o Detran, mostrava que a multa para quem fosse flagrado sem o uso da máscara no carro ou moto poderia chegar a R$ 128, além da perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um homem chegou até a se passar por locutor de rádio para dar a informação falsa. O áudio viralizou nas redes sociais.
De acordo com a Polícia Civil, não há infração deste tipo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não havendo qualquer possibilidade de um agente fazer o auto de infração de trânsito.
Em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse nessa terça-feira (5) que a prefeitura estima multar em até R$ 80 as pessoas que não usarem máscara como forma de proteção contra o novo coronavírus. A medida será oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município e começará a valer na semana que vem.
Pessoas que forem flagradas sem máscara em espaços públicos, transporte coletivo e estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte poderão ser multadas. A regra não estará valendo para quem estiver a bordo de carro ou moto.