O secretário de Estado de Sáude, Carlos Eduardo Amaral, informou que o governo deverá adquirir cerca de 1 mil respiradores para os hospitais que atendem a pacientes com complicações da COVID-19. A informação foi respassada durante entrevista coletiva nesta quinta (07).Não foi informado quando os equipamentos devem chegar ao Estado.
Leia Mais
Em resposta a Kalil, Zema anuncia novos leitos de UTISCom subnotificação alta, Minas ultrapassa 100 mortes pela COVID-19Coronavírus: Guarda Municipal de BH orienta passageiros sobre uso da máscaraGoverno não divulga dados sobre isolamento social em Minas
"Não quer dizer que vai faltar leitos, mas teremos dificuldade. Não me sisnto confortável para falar, em caso de pico , se teremos quantidade leitos adequados", afirmou.
Na projeção feita por modelos estatísticos, no pico, Minas teria 3 mil casos confirmados, 1,5 mil pessoas necessitariam de respiradores e 220 pessoas morreriam por complicação da doença.
De acordo com o secretário, há no Estado 4.650 respiradores em hospitais e outras unidades de saúde. Desse total, 2.100 estão em leitos de terapia intensiva. O secretário lembrou também da parceria com a rede Sesi/Senai para reparação de respiradores que, por algum dano, estavam parados em todo o interior do Estado.