Bares e restaurantes abertos em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, contribuíram para aglomeração e desrespeito das normas que permitiram a flexibilização do isolamento social no município. A reportagem do Estado de Minas flagrou o comércio na Alameda Oscar Niemeyer com mesas lotadas e clientes sem máscaras na tarde desta sexta-feira (8).
Nova Lima tem bares com aglomeração após flexibilização. Confira: https://t.co/l7p8qBbBFa#pandemia #coronavirus #coronavirusbh pic.twitter.com/yrLYymEpbz
— Estado de Minas (@em_com) May 8, 2020
De acordo com o decreto 10.043/2020, a Prefeitura de Nova Lima permitiria a abertura gradativa do comércio local com restrições. Desde a última terça-feira (5), serviços de alimentação que decidirem abrir deveriam concentrar o consumo no local das 11h às 15h, com, no máximo, 1/3 da capacidade e distância mínima de 1,5 metro por pessoa, além de uso de máscaras por clientes e funcionários.
Outros setores também foram permitidos funcionar:
- Comércio varejista em geral;
- Empresas de estacionamento de veículos;
- Segmentos de estética, beleza, barbearia, pet shop e congêneres: atendimento em domicílio ou, in loco, somente a partir de agendamentos prévios, permanência de um cliente/funcionário a cada 3 m² de área de livre de circulação, medidas de higienização e esterilização dos equipamentos após o uso em cada cliente;
- Escritórios em geral, imobiliária, engenharia, arquitetura, advocacia, contabilidade e turismo: em local com ventilação natural, distanciamento entre os profissionais e áreas comuns fechadas ou de acesso restrito.
Em nota, a Prefeitura de Nova Lima informou que tem realizado fiscalizações para o cumprimento das normas. Em caso de descumprimento das medidas, os estabelecimentos podem ser notificados, autuados e sofrer as seguintes sanções: interdição parcial ou total, cassação dos alvarás e multa.
A prefeitura já havia informado que, se a abertura do comércio representasse riscos para o enfrentamento ao coronavírus, as condições de flexibilização poderiam ser revistas, e o isolamento social, reforçado.
Queda no isolamento social
A atitude de parte de clientes em Nova Lima reflete a queda na adesão ao isolamento social em todo o estado. De acordo com levantamento feito pela In Loco, em 22 de março, Minas Gerais tinha índice de acatamento às medidas de confinamento em 62,1%. Já nessa quinta-feira (7), o número caiu para 40,3%, pouco abaixo da média brasileira, que estava em 43,3%.
O Índice de Isolamento Social desenvolvido pela empresa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento em todo o país. No ranking nacional, segundo último levantamento nessa quinta-feira (7), Minas Gerais está em 7º lugar no desrespeito à quarentena.