Jornal Estado de Minas

HOME OFFICE

Mineira de 11 anos ganha prêmio da Royal Academy com ajuda da mãe

(foto: Divulgação/Tribunal de Justiça de Minas Gerais)
Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, o amor e a dedicação de mães por todo Brasil se revelam. Convivendo muito mais agora com o isolamento social, a mineira Sophia Heringer, de 11 anos, transformou o sonho em realidade com a ajuda da mãe. Sophia é bailarina e criou uma coreografia que ganhou o concurso Dance-Off, promovido pela Royal Academy of Dance de Londres, no início de abril.


Foi a própria menina que criou a coreografia e escolheu Mozart para acompanhá-la. A mãe fez as filmagens no intervalo do home office. "Comecei a filmar a apresentação e, quando vi, já tinha feito 22 gravações. Foi quase uma hora gravando. Por eu não ser nenhuma expert, foi tudo muito cansativo e difícil encontrar o melhor ângulo”, conta Juliana Heringer, mãe da bailarina.

Juliana  é servidora da Central de Perícias Médicas (Cemed) do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. Ela conta que recebeu a notícia da conquista da filha quando estava cumprindo um dos primeiros plantões pós-confinamento, consequência da determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a prevenção contra a COVID-19.
Sozinha, dentro de sua sala no fórum, a servidora não teve ninguém para abraçar e compartilhar a emoção. “Não sou de me emocionar, mas dessa vez fiquei comovida. Queria contar para todo mundo. Fiquei pensando, cadê meu marido, minha filha? Aí resolvi contar a novidade primeiro ao marido, depois à professora de dança da Sophia”, disse. 


 
Sophia dança desde os 2 anos, frequenta as aulas de balé todos os dias da semana e em períodos de competição treina também aos sábados. Com o isolamento social, ela acabou reduzindo os treinos. Juliana conta que a menina sentiu falta da rotina.“Tivemos que transformar a sala de estar em estúdio de balé. Retiramos o tapete, a mesa retangular, instalamos uma barra fixa no cômodo e um piso especial para ela treinar em casa”, conta.



Quando questionada sobre o Dia das Mães, Juliana diz que ganhou o melhor presente que podia imaginar. “Não é só para o dia das mães, mas para toda uma vida. Foi o melhor presente que eu poderia imaginar”, afirma. "Estou tão orgulhosa de ver minha filha. Meu sonho é vê-la brilhar ainda mais, nos palcos de Londres, Viena, sabe? Aqueles teatros enormes”, diz.

Depois que ganhou o prêmio, Sophia recebeu uma videochamada de Céline Gittens, primeira bailarina do Birmingham Royal Ballet. Ao fim da conversa, a mineira entregou orquídeas virtuais em sinal de agradecimento. A imagem foi repostada pela bailarina nas redes sociais.


 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?