Depois de ter confirmado o 20º caso de COVID-19, segundo dados do município, Barbacena decidiu endurecer a regras de distanciamento social. O município mineiro do Campo das Vertentes adotou fechamento das principais vias da cidade para evitar aglomerações e tentar conter o avanço do novo coronavírus.
Leia Mais
Torcida do Galo doa uma tonelada de alimentosCOVID-19: Mercado Central tem aglomerações e furo à quarentena COVID-19: após denúncias de aglomeração, Nova Lima autua baresMandetta cita ações de Kalil e diz que BH 'está com números mais baixos' de coronavírus Adolescente e idosa são atingidos por bala perdida em ContagemAssim, as ruas interditadas na área central são Humberto Boratto esquina com a rua Tiradentes; Olinto Magalhães ao lado da igreja do Rosário; XV de Novembro esquina com Francisco Abranches;, Primeiro de Maio esquina com Avenida Bias Fortes; Teobaldo Tolendal esquina com a Presidente Kennedy; Francisco Sá esquina com Lima Duarte; e Rua Vigário Brito ao lado da Taco.
“O que mais preocupa as autoridades municipais é o fato de Barbacena atender a microrregião composta por 15 municípios, com população de aproximadamente de 250 mil habitantes”, afirma a diretora de comunicação municipal, Maíra Ávila.
Barbacena tem 137 mil habitantes. E a preocupação das autoridades locais é que já foram registrados casos de transmissão comunitária, exigindo as novas medidas de prevenção.
Desde este sábado (09/05), a prefeitura decidiu fechar as principais vias da cidade das 6h às 20h. A exceção será o tráfego de caminhões pesados, que não conseguem fazer a conversão dentro dos bairros, veículos de abastecimento ao comércio essencial, táxis, motociclistas de delivery, veículos de manutenção e para os moradores da região.
Mudança no itinerário dos ônibus
Os ônibus coletivos que fazem ponto na Bias Fortes vão ser direcionados ao Bairro Boa Morte e farão ponto final na Praça Conde de Prados (Jardim do Globo). Outra medida é a redução de 50% nos horários de ônibus, sendo exceção das 6h às 9h e das 16h às 19h, por causa dos trabalhadores do comércio.Barbacena registra, além dos 20 doentes confirmados, 518 casos sob investigação, 156 descartados e dois óbitos. O número de pessoas internadas, com suspeita de contaminação do novo coronavírus, caiu de 12 para sete. Apenas um paciente confirmado com COVID-19 está internado. São oito pacientes considerados curados, segundo dados da prefeitura.
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?