Minas Gerais passou de 119 para 121 mortos pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda (11) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 3.320 pessoas tiveram diagnóstico positivo para a COVID-19. As duas mortes foram registradas em Itajubá, uma mulher de 69 anos, e em Manhuaçu, um homem de 82 anos.
Os casos suspeitos subiram de 99.958 para 100.487 no Estado. São pessoas que apresentam sintomas de algum quadro respiratório, mas ainda estão sem diagnóstico. O Estado de Minas em reportagem mostrou por que a realidade do coronavírus está mascarada no Estado. Outras 132 mortes estão em investigação e 518 foram descartadas. Belo Horizonte chegou a 953 casos confirmados e 26 mortes.
O número de municípios com confirmação de casos no Estado passou para 240 e já foram confirmadas mortes em 57 deles. Depois da capital, o epicentro da pandemia no Estado, os municípios mineiros com mais casos confirmados e mortes são Juiz de Fora, com 13 mortes e 307 casos confirmados, Uberlândia, com 10 mortes e 236 confirmações, e Pouso Alegre com três mortes e 55 casos positivos. Nova Lima, que fez a reabertura das atividades na semana passada, tem 93 casos confirmados.
O boletim traz a confirmação dos primeiros casos e mortes nos municípios de Cajuri, Cascalho Rico, Caxambu, Congonhal, Sacramento e Santo Antônio do Aventureiro.
PERFIL DOS CASOS EM MINAS
No Estado, o número de homens com diagnóstico positivo (1.603) voltou a superar o de mulheres (1.596). A faixa etária em que há o maior contágio, 78%, está compreendida entre 20 e 59 anos.
O número de idosos atingidos pela doença é 578. No entanto, prevalece entre as pessoas com mais de 60 anos o maior número de mortes, 79%. Até o momento, foram 96 idosos mortos pela COVID-19.
Observa-se a presença de comorbidades entre as pessoas que faleceram, 88%. Oitenta e oito porcento tinham doenças associadas, como obesidade, diabetes e hipertensão.
O boletim mostra um aumento no número de hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SARS) na 18ª semana epidemiológic. Foram 81 nesse período.
O que é o coronavírus?
Como a COVID-19 é transmitida?
Como se prevenir?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás