A Paróquia São João Bosco, localizada no Bairro Dom Bosco, na Região Noroeste de Belo Horizonte, está disponibilizando máscaras gratuitamente para quem passa em frente à igreja. O gesto faz parte da iniciativa Solidariedade em Rede, organizado pela Arquidiocese de BH e visa alcançar, principalmente, a população em situação de rua da capital mineira.
As máscaras são feitas por um grupo de fiéis da igreja, que se distribuem por tarefas: fornecimento de material, corte e costura. Após a processo de fabricação, as máscaras são disponibilizadas nas grades da paróquia, que está fechada desde o início do isolamento social na cidade.
“A gente disponibiliza na grade da igreja e as pessoas tiram. Nossa paróquia fica na Praça Dom Bosco e nessa praça tem um ponto de ônibus e um ponto de táxi, então muita gente passa na porta da igreja. Deixamos as máscaras aqui, visando principalmente as pessoas em situação de rua”, explica o padre Marcus Mareano, que prevê que já foram confeccionadas cerca de 600 máscaras.
A iniciativa faz parte de uma série de ações que a igreja está realizando desde o final da semana santa. Além da confecção e entrega de máscaras, a comunidade paroquial fornece alimento e kits de higiene para pessoas que não têm condições de arcar com essas despesas durante a pandemia.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa