Seis estabelecimentos foram notificados em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no âmbito do Decreto 10.043/2020, que flexibilizou o comércio na cidade. A prefeitura, no entanto, não informa quais lojas foram notificadas. O novo texto está em vigor desde terça passada (5).
De acordo com o Executivo municipal, 25 estabelecimentos foram fiscalizados somente nos arredores do Vila da Serra. Contudo, nenhum deles foi autuado.
Em matéria publicada no último sábado (9), o Estado de Minas informou que bares haviam sido autuados na cidade. A foto mostrava o Dorival Bar e Parrilla, localizado na Avenida Oscar Niemeyer, no Vila da Serra.
A conclusão da reportagem foi alcançada depois de falas do secretário de Fazenda de Nova Lima, Cristiano Gomes. "Já está sendo feito uma autuação. Eu ainda não sei especificamente qual foi o motivo daquela autuação, mas em breve já posso passar para vocês (da reportagem) isso (o motivo)", declarou.
A fala do secretário levou a reportagem a concluir que o Dorival Bar e Parrilla estava sendo autuado, já que a declaração foi dada em frente ao estabelecimento.
Confira o áudio completo abaixo:
O Dorival Bar e Parrilla se posicionou por nota. “O Dorival não foi autuado pela fiscalização, uma vez que cumpriu todos os protocolos de segurança determinados pelo decreto 10.043/2020, conforme consta o relatório emitido pelos fiscais no próprio dia de publicação da matéria”.
Desde a última terça-feira (5), serviços de alimentação que decidirem abrir em Nova Lima devem concentrar o consumo no local das 11h às 15h, com, no máximo, um terço da capacidade e distância mínima de 1,5 metro por pessoa, além de uso de máscaras por clientes e funcionários.
Conforme o último balanço da Secretaria de Estado de Saúde, Nova Lima tem 96 casos confirmados de COVID-19. Não há mortes computadas no município. -->
Foto
Na matéria publicada no sábado, a terceira foto trazia a fachada do Dorival Bar e Parrilla, com legenda informando que o estabelecimento funcionava além das 15h de sexta-feira (8).
O registro, no entanto, ao contrário do informado pela matéria anterior, é de sábado (9), por volta das 11h, horário no qual o funcionamento é permitido por decreto.