
De acordo com a administração municipal, a Ouvidoria da PBH recebia, em média, 3,5 mil manifestações mensais antes do início da pandemia da Covid-19.
"As novas manifestações estão sendo tratadas em regime especial de atendimento, mediante interação permanente com os órgãos municipais responsáveis para sua avaliação, apuração e providências", informou o subcontrolador de Ouvidoria da Prefeitura, Gustavo Costa Nassif.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), a Ouvidoria buscou agilizar o atendimento das demandas de denúncias de descumprimento das normas do isolamento social.
Ressalta-se que a população de Belo Horizonte se mostrou insatisfeita com o funcionamento irregular ou indevido - especialmente - de bares, igrejas e call-centers.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, entre 18 de março e 18 de abril, recebeu um total de 273 manifestações. As denúncias sobre a Covid-19 somaram 247 (90,48%) do quantitativo.
“A maioria das manifestações direcionadas à Saúde diz respeito aos estabelecimentos que, mesmo autorizados a funcionar, descumpriam as orientações de prevenção e redução dos riscos de contágio, estabelecidas nas normas municipais de combate à atual pandemia”, explica Gustavo Nassif.
