A briga entre o governo estadual e os profissionais de educação de Minas ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira. Isso porque o Executivo bateu o martelo na mesa e antecipou o retorno da categoria aos trabalhos, que antes estava previsto para a próxima segunda-feira. O governo ainda incluiu profissionais da Educação Básica ao regime de teletrabalho.
Leia Mais
'Quem elaborou isso não está na sala', diz sindicato sobre volta às aulas em MinasRede estadual volta às aulas sem provas, com imbróglio judicialAulas na rede estadual de Minas voltam na segunda-feira; Sind-UTE vê ilegalidadeEnsino remoto é prova de fogo também para professoresTrês dias depois da divulgação e um dia depois da entrevista da secretária ao Estado de Minas, foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais uma deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, alterando o regime de teletrabalho do Sistema Estadual de Educação.
O comitê é presidido pelo secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Com isso, a disputa entre a secretaria de Educação e a categoria dos educadores ganha um novo personagem.
Apesar do texto ter sido publicado nesta sexta-feira, a norma antecipa para quinta-feira (14) o retorno ao trabalho presencial para auxiliares de serviço de educação básica. Antes mesmo da divulgação no Diário Oficial, o Sind-UTE já vinha denunciando a convocação de profissionais ao trabalho presencial nesta semana.
Por outro lado, o governo garante que essa volta não propiciará aglomerações e contaminações da COVID-19, já que foi feita um plano de escala para esses servidores.
A determinação ainda amplia o regime de teletrabalho para professor de Educação Básica, especialista em Educação Básica e analista de Educação Básica. Anteriormente, a norma valia apenas para diretores e secretários de escolas; vice-diretor e coordenador; assistente técnico de Educação Básica;analista educacional – inspetor escolar; e assistente de Educação.
O Estado de Minas entrou em contato com o Sind-UTE e aguarda retorno.
O Estado de Minas entrou em contato com o Sind-UTE e aguarda retorno.