Diante da atual pandemia, a Petrobras começou, nesta segunda-feira (18), a realizar testes rápidos de coronavírus em funcionários da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a empresa, as refinarias, térmicas e unidades de tratamento de gás da companhia em todo o país começaram a ser atendidas por meio de contratos com laboratórios ou distribuição de kits de testes rápidos adquiridos pela Petrobras.
Leia Mais
Farmácia vai fazer 'testes rápidos' de COVID-19 em BH e Uberlândia'Não é momento de fazer teste em toda a população', diz secretárioCoronavírus: Lagoa Santa produzirá 500 mil testes rápidosStartup mineira desenvolve teste rápido para COVID-19 com tecnologia nacionalLaboratório para testes de coronavírus será implantado na Uemg, em FrutalMulher com coronavírus terá de usar tornozeleira após desrespeitar isolamento no Mato Grosso do SulO teste rápido identifica dois tipos de anticorpos desenvolvidos no organismo para o combate ao coronavírus: as imunoglobulinas lgM e igG. O primeiro a se formar é o IgM, que indica que a pessoa pode estar com uma infecção ativa ou ter tido uma infecção recentemente e, por isso ela pode estar transmitindo o vírus e deverá ser mantida em isolamento. Na sequência, forma-se o IgG, que indica que o vírus foi combatido pela defesa natural do organismo e que a pessoa está desenvolvendo imunidade à doença, caso em que será autorizado o retorno ao trabalho.
A Petrobras informa que já foram realizados, ao todo, mais de 9 mil testes para a COVID-19 entre empregados, prestadores de serviços e contactantes de casos suspeitos. A testagem segue as recomendações das autoridades sanitárias e órgãos reguladores.
Serão priorizados profissionais que trabalham nas equipes de saúde de todas as unidades e as equipes operacionais nos estados onde o quadro de saúde é mais preocupante, como Amazonas, Ceará e Pernambuco.